Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, maio 1

TEMA DA REDAÇÃO >>> Os embriões devem ser usados em pesquisas?


Vida: opiniões em discussão

Através da Ciência, sabemos que um ser vivo é um organismo que possui diversos metabolismos como a digestão, a reprodução, a respiração entre outros. Isto inclui desde as bactérias até o homem. O ser humano é a criatura mais complexa em todo o planeta. Temos a capacidade de pensar, falar, de iocinar, de dominar todas as outras espécies. A vida humana, portanto, é a mais importante. Mas quando ela começa?

Atualmente, o mundo tem presenciado inúmeros debates sobre a vida, especificamente quando ela passa a existir. A ciência e a religião estão envolvidas fortemente na questão.

Quando um óvulo é fecundado por um espermatozóide, forma-se o embrião. Os cientistas "quebram" o embrião que amadureceu um pouco depois de uns 5 dias, e retiram dele as células-tronco, células capazes de constituir qualquer tecido do nosso corpo, depois disso, ele "morre". Através das pesquisas embrionárias, a comunidade científica busca maneiras de ajudar na cura de coenças.

Mesmo que esses estudos com células-tronco sejam tão importantes para o homem,  há uma polêmica nisso tudo já que certas entidades religiosas defendem a idéia de que a vida surge na fecundação e assim as pesquisas deveriam ser proibidas. O Poder Público fica num fogo cruzado pois é uma questão de ética e não dá para investir diretamente em estudos e pesquisas com embriões sem o consenso entre as partes, apesar do Brasil ser um Estado laico, isto é, desligado da religião.
Um embrião não pode escolher nada , então se os pais desejam ter um filho, que o espere se desenvolver no útero em processo comum e natural, mas se preferem ajudar outras vidas, que os doem para pesquisas. Se para muitas pessoas uma vida termina quando o sistema nervoso para de funcionar, é melhor adotar os critérios gerais para uma morte:  a vida começa quando há atividade cerebral. Se preocupar em ajudar as vidas racionais é mais importante do que tentar descobrir quando a vida começa.

Autor: Marcos Juliano da Silva Cruz.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário