Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, março 21

TEMA DA REDAÇÃO: A Fome no Brasil

A Fome no Brasil

A fome no país é um problema muito grave, principalmente no nordeste brasileiro, aliado com a pobreza e a seca presente na região. É necessário ressaltar que a seca é mais um problema político do que natural na região. Faltam investimentos para a região.

Milhares de pessoas no Nordeste vivem em condições subumanas e na extrema miséria. Falta emprego, alimentos e água para as pessoas. Isso em parte, é resultado da concentração de terra no lugar, que deu origem a inúmeros latifúndios improdutivos, que geram pobreza. As terras improdutivas só geram riqueza para os latifundiários.

Outro problema na região Nordeste, é o coronelismo, originado ainda no tempo do Brasil colônia, ainda hoje é praticado e se constitui em troca de votos, favores, à troco muitas vezes de uma cesta básica. É necessário investir em infraestrutura, em cisterna, em carros pipa, e investir na agricultura adaptada ao clima da região, que em boa parte resolveria o problema da fome.

A fome não está presente somente no Nordeste, mas é um problemas geral do Brasil, pode-se citar como exemplo, São Paulo e Porto Alegre em que nos grandes centros concentram-se moradores de rua. 

É preciso criar um programa para acabar com a fome, mas tem que ser de forma regional, ou seja, para cada região estabelecer um programa diferente, que vai atender a demanda de cada lugar. Assim, é lacônico que haja investimento político, financeiro e econômico em cada região do Brasil.

Autora: Irma Storti 


***ATENÇÃO*** 
O texto acima foi enviado por um dos nossos leitores, sendo livre o pensamento e expressão de ideias. 
Fique à vontade para fazer sua contribuição, seja através de comentários ou envio do seu próprio texto!

Comente com o Facebook:

22 comentários:

  1. O blogueiro deveria
    usar a opção comentar como anonimo
    que as pessoas tem mais facilidades de
    comentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Kellem. Vamos reativar a opção de comentário anônimo. Att, Equipe Redação em Ação.

      Excluir
  2. ótima matéria. sabemos que tem formas de resolver os problemas sérios do brasil.
    mais como resolver problemas se nos preparamos apenas para festas? o carnaval por exemplo. ninguém acaba com esse concurso, festa ou seja lá o que for, que não faz diferença na vida de ninguém. o brasileiro gosta de brincar, quem está no governo é reflexo de quem caminha pelas ruas. se nosso governo falha, é preguiçoso, desrespeita,oprime, e rouba..... foi o povo brasileiro que faz exatamente as mesmas coisas que elegeu quem hoje é deputado,governador, presidente entre outros cargos de importância na política. como queremos acabar com a festa deles, se não acabamos com a nossa? nunca vi brasileiro de desfazer do seu churrasco ou balada. ou boicotar empresas que humilham o consumidor. estamos simplesmente contente nessa festa de roubos e mortes. então boa olimpíada esse ano e bom carnaval... que a musa com a bunda enorme fique mais rica, viva o pagode drogas e sexo.... e que continuem passando fome e sede as crianças inocentes que infelizmente assim como eu nasceram em um país ridículo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o carnaval é uma festa importantíssima economicamente falando,tbm n gosto de samba e tal, mas atrai os turistas e é a melhor época para a rede hoteleira, a de baladas e pessoas que trabalham próximo á praias pois qual turista que vai para o Rio nõa vai querer ir para as praias? e consequentemente acabam gastando a grana dele com inumeros estabelecimentos,ou seja, ela tanto culturalmente quanto econômicamente é de suma importância, mesmo eu assim como vc não gostando de samba e carnaval

      Excluir
  3. mil desculpas pelos erros de grafia. mesmo sendo um país vergonhoso e motivo de chacota internacional o português dese ser escrito corretamente. BRASIL

    ResponderExcluir
  4. Caso de fome e´muito serio.Principalmente para as pessoas que vivem nas ruas.E isso e´culpa da presidenta,que gasta todo dinheiro que serve para a educaçao,saude e comida para as escolas com ela e seus cumplices

    ResponderExcluir
  5. Sério que isso é uma redação modelo ENEM?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Anônimo. A finalidade deste blog é divulgar redações criadas por estudantes de todo o Brasil e não necessariamente apresentar modelos para o ENEM. Deste modo, podemos propor uma discussão sobre o tema e o modo pelo qual o texto foi redigido.

      Você também é convidado a compartilhar seus textos com o blog :)

      Atenciosamente,

      Marcos
      Equipe Redação em Ação.

      Excluir
  6. Achei meio vaga e a conclusão poderia ser mais detalhada.

    ResponderExcluir
  7. O texto ficou razoável, pois poderia ter desenvolvido mais os argumentos e usado mais de um órgão para propor uma solução ao problema.

    ResponderExcluir
  8. uhehe vo usa essa redação para um trabalho de geografia sobre a miséria

    ResponderExcluir
  9. Testo Bom ,Mas primeiramente O TEMA E FOME NO BRASIL OU NO NORDESTE.

    ResponderExcluir
  10. Bem que podia ter mais conteúdo no desenvolvimento. Nao achei muito coerente o tema do coronelismo no meio da redação, tipo devia apresentar isso na introdução .

    Mais gostei do conteúdo .

    ResponderExcluir
  11. Tipo,crianças do 5 ano quando precisam fazer uma pequisa trabalho e etc. Podem pegar os conteúdos destas redações e fazer um resumo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode usar sim. Lembre-se que as redações postadas aqui no blog são de caráter dissertativo, ou seja, apresentam a opinião de alguém e não necessariamente fatos comprovados.

      Excluir