Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, setembro 13

TEMA DA REDAÇÃO>>>>TELEVISÃO - VIOLÊNCIA E INFLUÊNCIA

A todo instante: influência

Ao nos depararmos com afirmação de que a TV controla a sociedades, principalmente as classes com baixa renda, da maneira que deseja, devemos entender quais são os fatos que confirmam ou não essa ideia e o que realmente isso quer dizer.

Somos influenciados e influenciamos a cada momento, no caso da mídia, apenas recebemos influência, pois ainda não há meios de diálogos e conversações diretos com jornais, revistas, programas televisivos, entre outros.

Geralmente, a televisão é o meio que mais nos influencia, uma vez que o acesso a ela é maior e facilitado. Em frente à "telinha mágica", nossa mente recebe a todo instante influências construtivas ou destrutivas. Esta última prevalece.

Propagandas de produtos, por exemplo, só nos fazem comprar sem necessidade mesmo que não tenhamos recursos financeiros suficientes. Nos tornamos consumidores compulsivos.

Muitos filmes, desenhos animados e telenovelas contêm uma violência explícita, direta, prejudicial e que transforma crianças, jovens e adultos em indivíduos violentos e frios chegando ao desejo de matar, em casos extremos.

Para nos livrarmos desse mal, a melhor maneira é criarmos o hábito de leitura seja qual for a literatura: romances, gibis, artigos, reportagens, crônicas, enfim, todos os tipos. Lendo, enriqueceremos nossa cultura e nos tornaremos pessoas mais influentes ao invés de apenas recebermos influências.

Autor: Marcos Juliano da Silva Cruz

Observações:
Redação aplicada no CEPV-MS (Curso Estadual Preparatório para o Vestibular - Mato Grosso do Sul)
Nota: 7,5
Comentário da professora: " A solução que você sugeriu é quase utópica." (Em relação ao último parágrafo).

E você, querido leitor, tem alguma redação escrita em sala de aula ou em casa? Pois saiba que ela pode ser publicada aqui no blog :) Basta entrar enviá-la para o endereço de e-mail marcosjscruz@gmail.com ou por meio das redes sociais, que você confere logo ali nos ícones do menu lateral direito.



Comente com o Facebook:

23 comentários:

  1. MUITO BOM TEXTO ,ME AJUDOU MUITO NA MINHA REDACAO !!!!
    VLW!!

    ResponderExcluir
  2. poxa mto boom msm o textoo... no momnto tou fazendo uma redaçao sobre o msm ' pode ter certeza q me ajudou mto brigadah'

    ResponderExcluir
  3. foi muito bom para minha redação tbm,espero tirar uma ótima nota...

    ResponderExcluir
  4. ao texto foi muito original,e bom pra minha redação...espero que outras pessoas tenham o mesmo empelho que v c teve...

    ResponderExcluir
  5. Gostei de ler seu artigo. Veja que interessante: A TV nos torna preguiçosos, pois ja dá a imagem pronta. Ler livros, nos permite "mexer" com os neuronios, pois temos que criar a imagem. Ouvir rádio tbem faz bem. Parabens.

    Dom
    San Vicente

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Débora Fabiana e gostaria de te parabenizar pelo texto citado, ressaltando a parte onde vc diz, que os programas televisivos nos trás influências construtivas ou destrutivas e eu diria mais, construtivas seriam aquelas que nos trazem algum benefício onde possamos fazer uso no nosso dia-a-dia ou até mesmo beneficiarmos as outras pessoas. No caso dos programas destrutivos, devemos lembrar que: Não somente filmes que fazem apologia ao crime, as drogas e demais coisas ilícitas, mas até mesmo os desenhos animados ( eu tenho um filho de 5 anos), devem ser observados c/ uma atenção maior por partes de nós pais, p/nos certificarmos do que nossos filhos estão vendo na T.V. a ponto de serem "influenciados" de uma forma NEGATIVA, tendo visto que as crianças são o futuro do nosso Brasil.
    Parabéns novamente Juliano e que Deus te abençoe sempre e que vc continue neste caminho, pois vc está contribuindo, ajudando muitas pessoas!!!

    ResponderExcluir
  7. Nossa muito legal mesmo, me ajudou ñ só a fazer a minha redaçao como comprender ainda mais sobre ela adorei,brigada vlw!!!

    ResponderExcluir
  8. parabéns Juliano voce tem uma mente aberta ao mundo percebe_se que sua influencia desde criança foi ter uma mente aberta a todos e assim com essa mente abrir e construir muitas mente ainda não formadas...

    ResponderExcluir
  9. Otimo, obrigado Marcos esta redação ajudou muito o meu marido q/ esta fazendo supletivo,, parabéns

    ResponderExcluir
  10. Goste do modo que você escreveu a sua redção, e vai ser a base pra comeca a escreve a minha, vc é uma pessoa muito criativa e ver o mundp de forma crítica. Mércia

    ResponderExcluir
  11. Nossa.li sua redação e gostei de montaaaao,tenho q fazer uma tambem espero q consiga!
    Parabens!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Eu estou me inspirando nas redações, para fazer músicas, ajuda muito,muito obrigado

    ResponderExcluir
  13. Sério que esse texto é merecedor de um 7,5? Não passa de mais uma versão do tão comum senso, argumentação fraca e conclusão ainda pior. Literatura de qualquer tipo? Com licença irei ler 50 tons de cinza e mudar o mundo.
    Lucas A.

    ResponderExcluir
  14. Oi Lucas.

    Concordo contigo! Na época em que fiz essa redação realmente pensava que um problema tão sério poderia ser resolvido de forma tão simples. Hoje vejo o quão limitada era minha visão sobre o mundo, mesmo estando em um momento tão importante (pré-vestibular). Ainda bem que podemos evoluir e aprender. Abraço.

    ResponderExcluir
  15. adorei,me ajudo bastante a articular mas ás minhas palavras.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Com certeza um dos melhores textos que li sobre o assunto tratado apesar de alguns argumentos repetido apesar disso foi bem fundamentado, não fugiu do assunto e demonstrou seu rico vocabulário, parabéns é um ótimo me texto, me ajudou demais.

    ResponderExcluir
  18. presciso tirar um 8 amanha espero que me ajude

    ResponderExcluir
  19. Nossa muito boa me ajudou muito

    ResponderExcluir