Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, outubro 30

Árvores - por que são tão importantes?

Olá caros leitores que há tempo não vêem uma postagem nova aqui no blog. É um  prazer falar com vocês novamente!! :D 

Você já parou pra descansar na sombra de uma árvore hoje? Já usou seu caderno ou fez anotações em um pedaço de papel? Já comeu uma maçã ou uma laranja? Já ouviu o canto dos passarinhos? Tenho certeza que alguma dessas ações você já fez! Perceba que todas estão ligadas com as árvores. 

As árvores são seres vivos fantásticos! Produzem frutos; proporcionam sombra; abrigam diversos animais - aves, insetos, anfíbios, répteis, mamíferos -fornecem madeira para os mais diversos usos desde a confecção de móveis até o produção de papel; embelezam nossos espaços de convivência - parques, praças, avenidas - protegem rios e nascentes; capturam CO2 e liberam oxigênio e por fim permite a nossa vida! Sim, a nossa vida! 

Ao longo da história, o homem pôde sobreviver e desenvolver atividades muito em função das árvores. Alimento, lenha, madeira, ar puro: essenciais para a vida em várias épocas. E até hoje é assim! Tudo isso ligado diretamente às árvores! Veja como elas estão presentes no nosso dia-a-dia e por vezes não nos damos conta de sua importância. 

Realmente não podemos viver sem as árvores. São muitos benefícios que elas nos trazem. Mas as árvores precisam ser cortadas e processadas para realizarmos muitas das atividades expostas acima. Acontece que muitas vezes o uso desse recurso tão importante é feito de maneira indiscriminada e excessiva. Alguns acham que as árvores são infinitas! E não são! 

Não podemos apenas tirar vantagem, é preciso proteger e preservar os recursos naturais. E falo de preservar não apenas para manter a biodiversidade ou torná-las intocáveis.Falo de desenvolvimento sustentável, para o nosso próprio bem, para um uso consciente. A natureza sempre nos serviu e para que continue nos servindo é preciso agir em prol deste ciclo, uma troca de favores entre o homem e o ambiente. Um ajuda o outro.

 Mas o meio ambiente não se recupera sozinho? É claro que sim, é uma tendência natural! Mas com o nosso ritmo de exploração torna-se praticamente impossível pois mesmo com a desaceleração da degradação humana, sua recuperação pode levar décadas.

Para garantir a preservação do meio ambiente, existem algumas iniciativas visando esse objetivo, como o Adesivo Verde, um projeto colaborativo sem fins lucrativos que pretende plantar 100 árvores até o fim deste ano!!

Você deve fazer sua parte também!! Apoie o projeto e plante uma árvore! Tome iniciativa e garanta não apenas um futuro melhor, mas um presente bem vivido desde já!

Um abraço!
Marcos.

  adesiva.me

Comente com o Facebook:

11 comentários: