Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, novembro 28

TEMA DA REDAÇÃO >>> A FOME E O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

Fome : soluções ao alcance?

Após quatro horas sem comer talvez você sinta fome. Logo procura se alimentar o mais rápido possível. Abre a geladeira ou o armário ou até mesmo vai a uma lanchonete e encontra o alimento que saciará sua fome. Pronto. Tudo resolvido. Você retorna às atividades que fazia e tudo está tranquilo. Será mesmo?
Você pode estar supersatisfeito, no entanto a cada 5 segundos uma criança morre no mundo por desnutrição. Isso é muito! Em sua região dificilmente há crianças morrendo diariamente em função da fome. Entretanto em países principalmente da África Subsaariana a realidade é diferente:
a miséria e a fome prevalecem. Nesses lugares, quem sofre com esse problema não desperdiça o que consegue pois constantemente a dor amarga bate na barriga. Aqui no Brasil o desperdício de alimentos é grande desde a produção até o preparo. Essas perdas alimentariam muita gente! Deseja reverter essa situação? Contribua! Ao descartar restos de verduras e legumes, dito inúteis ou ruins por muitos, pense duas vezes. Eles podem ter muitos nutrientes sem falar dos pratos exóticos que você pode criar. E o que sobrou do almoço pode virar adubo doméstico ou entrar na coleta de lixo orgânico.
É essencial "reciclar" ou reaproveitar alimentos. Não só economizá-los mas também doá-los. Ajudar alguém pode te tornar ainda mais feliz. Sozinhos somos incapazes de mudar o mundo, mas juntos podemos transformá-lo num lugar mais igualitário. Não se esqueça: faça sua parte e seja importante para o planeta. Ele pede ajuda!

Redação feita pelo aluno Marcos Juliano da Silva Cruz
Pelo CEPV - Curso Estadual Preparatório para o Vestibular
Nota: 10

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Eu penso nisso todo dia, eu sei das crianças da África Subsaariana, eu tento nao desperdiçar alimento, e quando disperdiço, mesmo sem querer, sem poder evitar eu fico mal, sei que isso nao adianta, maas eu estou tentando mudar, arrecem vou pro ensino medio nao há muito que eu possa fazer, mas estou tentando, fazendo o possivel.

    ResponderExcluir
  2. é muito dificil ver algumas fotos das pessoas e as crianças passando fome nesse mundo

    ResponderExcluir
  3. Sei que desperdiçar é trágico e injusto pois muitas pessoas dariam tudo para ter aquilo que facilmente jogamos fora MAS como isso pode ajudar a acabar com a fome do outro? Eu não jogo a comida fora e vou reaproveitá-la e come-la.... iae? Alimentei o outro que passava fome? Ajudei uma criança a não morrer de fome? Então o título está totalmente errado. Não desperdiçar não é uma solução é apenas uma questão de CONSCIENTIZAÇÃO social.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não desperdiçar é sim a solução, você não vai alimentar o outro mas quando joga um alimento fora está jogando trabalho, água, combustível, transporte, toda a biodiversidade que é retirada para plantá-lo, gases poluentes gerados, pesticidas danosos a saúde humana. Se cada um fizar sua parte...

      Excluir